HORA CERTA

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Educação de Lagoa Grande alcança sua melhor nota no IDEB desde 2007

O Ministério da Educação (MEC), divulgou as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nesta ultima segunda-feira (04). O IDEB criado em 2007, é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.
O município de Lagoa Grande do Maranhão, que em 2008 era 2.6 e em 2016 3.3, evoluiu para os seguintes patamares em 2017:
Séries iniciais: 4.2
Séries finais: 3.5
O Prefeito de Lagoa Grande do Maranhão, Chico Freitas, parabenizou todos os profissionais da educação e reiterou seu compromisso na qualidade do ensino do município.
“Parabéns a todos os profissionais da educação. Vamos continuar evoluindo. Nossa meta vai muito mais adiante, com foco e velocidade. Nosso compromisso com a educação tem reflexo direto no IDEB. O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Conto com o envolvimento de todos nessa continuada e prioritária caminhada”. -completou Freitas.
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
É importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
Blog do Fernando Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário