HORA CERTA

segunda-feira, 17 de abril de 2017

SE MODA PEGA!PREFEITO DE OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS, TEM UM PRAZO DE 90 DIAS PARA EQUIPAR CONSELHO TUTELAR DA CIDADE


Prefeito Rodrigo Oliveira (PDT) de OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Olho d’Água das Cunhãs, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no último dia 6, com o Executivo Municipal. Nos termos do acordo estão medidas que garantam o funcionamento do Conselho Tutelar do município.
O TAC foi assinado pela promotora de justiça Gabriele Gadelha Barboza de Almeida e pelo prefeito de Olho d’Água das Cunhãs, Rodrigo Araújo de Oliveira.
O Termo de Ajustamento prevê prazo de 90 dias para que o Município dote o Conselho da estrutura mínima necessária ao seu funcionamento, o que inclui espaços adequados para reuniões, secretaria e arquivo, mesas e cadeiras em quantidade adequada, além de todo o mobiliário. Entre os equipamentos previstos também estão computador, impressora, scanner, ventilador, arquivo e armário.
Também está prevista a disponibilização de serviço de internet e o fornecimento de material de expediente, higiene e limpeza, que devem obedecer a um fluxo de repasse tal qual outros órgãos da administração municipal.
Os gastos com o Conselho Tutelar também deverão ser incluídos nas Leis de Diretrizes Orçamentárias e Leis Orçamentárias, garantindo legalmente a manutenção dos serviços prestados pelo órgão.
No documento, a promotora Gabriele de Almeida ressalta que a Lei Municipal nº 824/2016, que instituiu a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente, coloca o Conselho Tutelar como um dos instrumentos dessa Política. Para a promotora de justiça, embora o Ministério Público esteja realizando uma série de transações penais em benefício do Conselho, a Prefeitura precisa ser chamada a cumprir o seu papel.
O TAC estabelece multa diária de R$ 1 mil, a ser paga pessoalmente pelo prefeito Rodrigo Araújo de Oliveira, para o caso de descumprimento de quaisquer dos itens do acordo. Os valores deverão ser revertidos ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Olho d´Água das Cunhãs.
BLOG DO GILSON VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário