HORA CERTA

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Por unanimidade, Assembleia aprova criação da UemaSul

foto-apoio-de-estudantes-a-criacao-da-uemasul-2
Depois de dois dias de protestos, a comunidade acadêmica da Uema, Campus Imperatriz, comemorou a criação da UemaSul.
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em uma conturbada sessão na manhã desta quarta-feira (26), a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). A instituição terá sede em Imperatriz. A proposta é parte do projeto de regionalização do Ensino Superior no Estado.
O processo de votação do projeto de Lei 006/16 ocorreu na Assembleia em uma sessão que durou mais de três horas. A proposta de autoria do governador Flávio Dino foi aprovada por unanimidade pelos deputados, com 32 votos.
A instituição terá sede em Imperatriz, o que facilitará a gestão e aplicação de recursos, proporcionando mais autonomia à instituição. Outro benefício é a possibilidade de, efetivamente, implementar o tripé da universidade, baseado no Ensino, Pesquisa e Extensão.
Além disso, a UemaSul vai facilitar a implementação de outros cursos de graduação e também de especialização, já que dos 108 professores da instituição, 80 já são mestres ou doutores.
O Campus da Uema de Imperatriz foi pioneiro no Ensino Superior na região. Ele foi instituído por meio de leis municipais em 1973 e se chamava Fundação Universidade de Imperatriz. Somente em 1981 se tornou estadual e sempre pautou a questão da autonomia administrativa.
Blog do Domingos Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário