HORA CERTA

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Humberto Coutinho impedido de assumir governo faz Flávio Dino mudar de planos


Flávio Dino muda de planos e vai aguardar o retorno do vice, Carlos Brandão


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deve adiar a pequena licença de três ou quatro dias, que tiraria na próxima semana para fazer uma viagem ao exterior. É que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), tem um irmão pré-candidato a prefeito de Matões, o vice-prefeito Ferdinando Coutinho (PSB), que ficaria, constitucionalmente, inviabilizado caso o chefe do poder legislativo assumisse o comando do Estado.
O vice-governador Carlos Brandão está em uma missão na China e não poderá assumir, abrindo o posto para os sucessores. Na primeira linha está Humberto Coutinho, que não pode prejudicar o irmão. A outra opção seria o presidente do Tribunal de Justiça, Cleones Cunha, que também tem parente pré-candidato nessas eleições.
Segundo a lei eleitoral, parente em até segundo grau de chefe do Poder Executivo, que já não esteja exercendo mandato, não pode se candidatar a qualquer cargo eletivo e vale o mesmo se o governador ou prefeito se desincompatibilizar do cargo seis meses antes das eleições.
Na manhã desta quarta-feira (13), Humberto Coutinho disse à Imprensa que o governador mudou de planos e irá esperar o vice, Carlos Brandão, voltar do exterior para então tirar uma pequena licença.
Blog da Silvia Tereza

Nenhum comentário:

Postar um comentário