O concurso vai contemplar professores licenciados nas áreas de Língua portuguesa, Língua estrangeira / Inglês, Língua estrangeira / Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Arte. Ainda não foi confirmada a data de publicação do edital, nem o número de vagas por disciplina para cada cidade.
A grande novidade está no ínfimo número de vagas efetivas imediatas: apenas 1.230. Uma verdadeira decepção para quem pretende concorrer. Imagine, se antes o concurso seria concorrido, agora será muito mais.
Em maio deste ano de 2015, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a criação de 3.001 vagas para professor de ensino médio com carga de 40 horas por semana. O Projeto de Lei n° 217/2014, de autoria do Governo do Estado, que foi apresentado ainda no final da gestão de Roseana Sarney, foi sancionado, em seguida, pelo governador Flávio Dino. Atualmente o Maranhão tem cerca de 6 mil professores contratados com carga de 20 horas, as 3 mil vagas que foram criadas para serem preenchidas por aprovados em concurso com carga de 40 horas substituiriam esses contratos.
Atualmente, o salário inicial de um professor de ensino médio em início de carreira no Maranhão, que se enquadra na categoria Classe A - Referência 01, com carga de 20 horas por semana, está o valor bruto de R$ 2,492.72. Espera-se que o salário de 40 horas, carga horária do novo concurso, seja equivalente ao dobro desse valor.
Blog Castro Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário