HORA CERTA

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Panorama político atual de Poção de Pedras

Blog do Carlinhos

Em ano eleitoral, o Blog do Carlinhos começa a elaborar um mapeamento político dos candidatos que receberão apoio de lideranças políticas da nossa região. Vamos fazer um demonstrativo amplo em todos os municípios de atuação do presente Blog. A cada dia, abordaremos a política de um município.

Hoje, quarta-feira, vamos detalhar o atual quadro político de Poção de Pedras, município com 18.633 habitantes (IBGE-2013). No pleito de 2012, estavam aptos a votarem 16.119 eleitores. Esse número deve aumentar. O atual Prefeito Júnior Cascaria (PRB) foi eleito com 6.853 votos (56,23%). A oposição, representada pelo Dr. Gildásio Angelo (PTB), obteve nas urnas 5.335 votos (43,77%).

Nas eleições deste ano, está configurado neste momento o seguinte quadro:

O prefeito Júnior Cascaria - apoia para deputado estadual Camilo Figueiredo e para deputado federal Cleber Verde. O candidato a governador é Luís Fernando Silva. Em seu grupo político, o prefeito conta com o apoio de dois ex-vice-prefeitos: Bebé e Dr. João e mais oito vereadores: Valney, presidente da Câmara, Joaquim Filho, Elias Elói, Leandro Sampaio, Júlio Cesar, Grande, Mano e Duta Croá.

Cascaria e seu grupo com Ana Mendonça e Eunélio
Continua...



Na oposição, ”Um mar de indefinição”.

Gildásio Angelo, ex-prefeito, - a parceria com Stênio Resende para deputado estadual está ameaçada por conta do alto índice de rejeição de Stênio Resende em Poção de Pedras. Gildásio até o momento não apresentou nenhum nome para federal.

Parceria entre Gildásio e Stênio pode está ameaçada em 2014
O grupo de vereadores e ex-vereadores – Nilton Croá, Adailza, Zé Filho, Lael, Francisca Bandeira, dentre outros que pertenciam ao grupo do ex-prefeito Gildásio, estão estudando a possibilidade de apoiar candidatos independentemente ou de unir-se novamente ao ex-prefeito Gildásio em torno dos mesmos candidatos. A segunda opção está cada vez mais cristalizada.
Vereadores da oposição: Zé Filho e Nilton Croá
Dr. Cristóvão e Dr. Cristóvão II, - pai e filho, ex-prefeito e ex-vereador respectivamente, também não se decidiram por candidatos. Soube-se que Dr. Cristovão andou comentando que espera um posicionamento da oposição de Poção de Pedras para ele unir-se novamente num grande grupo em oposição aos candidatos do prefeito.



Pré - candidatos

Obs. 1 - Pré-candidatos sem candidatos: todos os nomes que estão sendo cogitados no blog ou fora dele como pré-candidatos a prefeito de Poção de Pedras em 2016, estão sem candidatos a deputados federais e estaduais. Lembro-me que Cascaria também não apoiou nenhum deputado nas eleições de 2010 e foi eleito prefeito em 2012. Nada mal.

Reunião com pré-candidatos

Flavio Dino sem lideranças expressivas em Poção de Pedras

Obs. 2 – Não conheço nenhum político de prestigio no município de Poção de Pedras que esteja apoiando a candidatura de Flávio Dino. Não sabem o que estão perdendo!

Furão 1
Obs. 3 – Cascaria também afirma nos bastidores que tentará conquistar alguns votos para Ana Mendonça, esposa do prefeito Eunélio, em Poção de Pedras. Ao que parece, Ana contará com o apoio do Vice-prefeito Adenilson e do secretário de Obras Cícero de Brito.

Furão 2
Obs. 4 – Ângela Galvão, atual secretária municipal de Educação de Poção de Pedras, deve apoiar para deputado estadual Fábio Braga. Ângela é vereadora licenciada, reeleita em sete oportunidades e tem votos!

Furão 3
Obs. 5 – O Vereador Joaquim Filho apoia para deputado estadual Raimundo Louro (PR). Os dois são parceiros desde o pleito de 2012. Raimundo Louro também está com a promessa de asfaltar algumas ruas do povoado Lucindo, reduto do vereador Joaquim Filho. Federal ele segue Kleber Verde, candidato do prefeito.

Raimundo Louro e gente que lhe apoiam: Totota e prefeita Eudina
de Bernardo do Mearim e vereador Joaquim Filho de Poção de Pedras

Serão mais de 17 mil votos para serem disputado por essas lideranças políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário