HORA CERTA

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DEPUTADO DOMINGOS DUTRA VISITA SERRA PELADA

Walney Batista

Na manhã da última terça-feira (22.10), o deputado Domingos Dutra (SDD/MA), visitou o garimpo de Serra Pelada em Curionópolis/PA para verificar a situação dos garimpeiros que estão acampados no local há mais de dois meses. 

De acordo com o deputado, a situação é de indignação. “Nós reunimos mais de mil garimpeiros no local, a maioria maranhenses, idosos, extremamente pobres vivendo de bolsa família e cestas básicas e, sobretudo enganados tanto pela Colossus quanto pelas antigas diretorias da Coomigasp”, lamentou o deputado.

Segundo informações do Ministério Público, a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), recebeu mais de 54 milhões da empresa Colossos e até o momento nada foi repassado aos garimpeiros.

Os deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA), Giovanni Queiroz (PDT-PA), José Geraldo(PSD-MT) e Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) também estiveram presentes em comitiva no garimpo. Os parlamentares foram ouvir as reivindicações da categoria que não concordam com a divisão dos lucros com a venda do ouro que será extraído da mina. O contrato entre a mineradora Colossus Geologia e Participações Ltda e a antiga diretoria da Coomigasp define que, quando a mina estiver produzindo, os garimpeiros terão direito a apenas 25% dos lucros, e os outros 75% serão da empresa Colossus.

Para o deputado Domingos Dutra, é de extrema importância que seja criada uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para que seja examinado o contrato firmado entre a cooperativa dos garimpeiros e da empresa responsável pela exploração da mina. “É necessário criar uma comissão especial para examinar o contrato, a corrupção, os ilícitos civis e penais praticados tanto pela empresa como pela cooperativa. Nós entendemos que somente uma CPI terá condições de passar a limpo essa história absurda envolvendo autoridades, umaempresa estrangeira e, sobretudo a corrupção existente na cooperativa que tem prejudicado os garimpeiros”, finalizou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário