HORA CERTA

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gincana Escolar é realizada em Lagoa do Encontro

Do Blog Fernando Ramos
]
Professores de Lagoa do Encontro
Professores de Lagoa do Encontro
Secretaria de Educação do Município de Lagoa Grande do Maranhão está realizando na escola do Povoado Lagoa do Encontro uma gincana escolar, todos os anos é promovida essa gincana que tem o objetivo de comemorar o dia da Árvore, e é uma forma de fazer reciclagem no povoado, pois todos os desenhos e montagens que foram feitos, são de matérias de reciclagem que os próprios alunos fizeram.
O dia da Árvore é comemorado dia 21 de setembro, mas a escola resolveu realizar uma gincana hoje dia 26, os alunos aprendem como manter o Povoado limpo e o nosso ambiente.
De carrinho de papelão, de sofá a luminária tudo fabricado com materiais recicláveis e produzido pelas mãos dos alunos  da Escola dep.   Raimundo Bogéa de Lagoa do Encontro que mostraram o talento e criatividade, uma gincana voltada para preservação do meio AMBIENTE organizada pela e diretoria e professores da escola com o objetivo de preservar e resgatar um bom convívio com o nosso meio ambiente.
Conscientizar a comunidade onde vivemos com respeito e consciência e mostrar que temos um ambiente mantido de sabores e passamos a pertencer a um mundo melhor.
Além das oficinas, a gincana foi marcada por brincadeiras, desfiles de alunas vestidas de   roupas recicladas corrida de saco e etc.
‘’sustentabilidade: você faz o planeta sente. ’’
CAM01303
CAM01313
CAM01322
SAM_1684
SAM_1686
SAM_1692
SAM_1698

Dia da Árvore Entenda
O dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário