POR FALTA DE DEPUTADO, LAGO DA PEDRA NÃO TEM NENHUM MUNICÍPIO ENTRE OS 32 DO MARANHÃO QUE PODERÃO SER EMANCIPADOS
Pov.Três Lagos
Pov. Santa Teresa
A importância de um município ter um deputado da casa, Lago da Pedra poderia ter dois povoados entre os que poderão ser emancipados no estado. Três Lagos e Santa Teresa, são dois grandes distritos que poderiam se tornarem cidades futuramente, até já foram cogitados em anos anteriores, por falta de um deputado que visse a situação com bons olhos, os dois povoados estão fora da lista dos 32 do Maranhão, é uma pena para a população das comunidades que sonhavam com a emancipação.
Assim que a Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei de nº 416/2008 que regulamenta a criação de novos municípios, o que deve acontecer ainda nesse mês de junho, as Assembleias Legislativas voltarão a ter a prerrogativa de emancipar.
Veja abaixo a relação dos 32 municípios/povoados que estão um passo à frente para se emanciparem.
Nazaré do Bruno (Caxias), Brejinho dos Cocais (Caxias), Moisés Reis (Codó), Cajazeiras do Maranhão (Codó), Novo Bacabal (Açailândia), Brejinho (Bacabal), Santa Vitória do Maranhão (Barra do Corda), Ipiranga (Barra do Corda), Santo Onofre (Santa Luzi), Faisa da Chapada do Seringal (Santa Luzia), II Núcleo (Buriticupu), Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim), Alto Brasil (Grajaú), São José das Varas (Barreirinhas), Barro Duro (Tutóia), Deputado João Evangelista (Zé Doca), Carnaubeiras (Araióses), Novo Jardim (Bom Jardim), Paiol do Centro (Parnarama), Porto Santo do Maranhão (Turiaçu), Baixão Grande do Maranhão (São Domingos do Maranhão), Coque (Vitória do Mearim), Morada Nova (Pindaré-Mirim), Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré), Belém do Maranhão (Tuntum), Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria), Jacaré (Penalva), Castelo (Monção), Queimadas (Santa Quitéria), Maracanã do Maranhão (São Luís), Maiobão (Paço do Lumiar) e São Simão do Maranhão (Rosário).
Vale lembrar que antes de efetivamente serem transformados em municípios, os povoados/distritos serão submetidos a um plebiscito, onde tanto os eleitores do “novo município” quanto os eleitores do município de origem precisam votar pela emancipação ou não. O plebiscito pode acontecer junto com a eleição de 2014.
FONTE: WALNEY BATISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário