REALIZADA EM LAGO DA PEDRA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A VIOLÊNCIA
Uma Audiência Pública, para tratar sobre a questão da violência e da segurança pública em Lago da Pedra, foi realizada na noite desta quarta-feira (27), no auditório da prefeitura municipal. A audiência foi solicitada pelo tenente Oliveira que assumiu o comando da policia militar da cidade a poucos dias ,estiveram presentes o juiz da primeira vara da comarca de Lago da Pedra, Dr. Alessandro Bandeira, a promotora Dr. Layse que representou o ministério público, delegado Dr. Lúcio Rogério, vereadores ,vice prefeito Laércio Arruda, tenente Oliveira, representantes da associação comercial, empresários, policiais e membros de outras entidades. Foi ressaltado que a prefeita faltou por motivo superiores, assim como, a presidente da câmara municipal, Lorena Coelho.
Abriu o debate o senhor Cirilo que representou a Associação Comercial, o empresário ressaltou a importância da audiência em uma cidade com grandes índices de criminalidades.
Dr.Alessandro Bandeira
Dr. Alessandro Bandeira-focou os problemas que a justiça vem enfrentando em colocar os presos atrás das grades, chegando muitas vezes a própria justiça ter que soltar elementos por falta de vagas nas delegacias e principalmente nos presídios que estão superlotado. O juiz citou que para encontrar uma vaga em Pedreiras para um integrante da quadrilha que vinha aterrorizando a cidade foi uma dificuldade. Segundo Dr. Alessandro, para amenizar o problema é preciso um trabalho conjunto dos poderes, executivo, legislativo, judiciário e da sociedade, destacou ainda ,o importante trabalho em que vem realizando as polícias civil e militar.
A promotora Dr. Layse-falou que o ministério público está de portas abertas para ouvir e ajudar a sociedade, pediu para que todos colabore denunciando.
Delegado Dr. Lúcio Rogério-destacou que mesmo sem muita estrutura na delegacia e com muitas dificuldades encontradas pela polícia, os índices de homicídios vem diminuindo na cidade. ,O delegado citou ainda que a quadrilha que vinha tirando o sossego da sociedade foi presa, o grupo tinha ramificações em outros municípios como Bacabal e Santa Inês.
Vice-prefeito Laércio Arruda
Vice-prefeito Laércio Arruda-citou que a violência existe desde do início da humanidade e que todo tempo vem se lutando tentando amenizar a situação. Laércio lembrou ainda a falha na lei, que coloca o indivíduo em liberdade depois de ter cometido um crime.
´´ O que adianta lutar, botar segurança, aumentar o contingente, se hoje um dos maiores crimes praticados na sociedade é praticado por menores.`` Falou o vice-prefeito.
Segundo Laércio, o problema não é das autoridades, mais da sociedade como um todo. O vice-prefeito afirmou ainda que foram feitos vários ofícios pedindo a construção de uma delegacia em Lago da Pedra, até mesmo a criação de uma companhia independente.
´´Não é obrigação do município, da alimentação para policial, aluguel de prédios e carro para policial, não é obrigação do município da gratificação para policial, mais ainda sim, por questões de preocupação com a segurança é feito tudo isso.`` Indagou Laércio Arruda.
Vereador Marcão- citou a questão do pouco contingente de policiais que atua na cidade, aproveitou a oportunidade e pediu até uma sugestão para o tenente, perguntando como fazer para exigir um contingente maior.
´´Já que o país, o estado, não está realmente buscando algo melhor, sobre as questões dos presídios .O que podemos fazer pelo município de Lago da Pedra ?``Perguntou o vereador.
Tenente Oliveira
Tenente Oliveira- destacou que preocupado com a onda de assaltos, e sabendo que a cobrança é sempre em cima da polícia, propôs a seu Martins presidente da Associação Comercial ,convidando para que fosse realizado um encontro com todos empresários e os poderes da cidade.
´´Mim chamavam na academia de sonhador, por que eu idealizava uma polícia que não existia, uma polícia mais próxima da sociedade .`` Disse tenente Oliveira.
O tenente lembrou ainda que para efetuar algumas prisões da quadrilha, foi preciso pegar uma moto do departamento de trânsito emprestada, a moto da força tática estava sem condições de ser utilizada na ação.
Parte do vídeo da fala do tenente OliveiraVereador Thiago Sá
Vereador Thiago Sá- ressaltou a importância de formular um documento, buscando alternativas para diminuir os índices de violência ,e que as críticas a surgirem possa ser construtivas, dando apoio para que cada vez mais a polícia possa autuar os delinquentes.
George Henrique funcionário do fórum-destacou a campanha que está sendo realizada pelos funcionários da justiça, coletando assinaturas, para cobrarem das autoridades competentes providências no combate a violência no município. O abaixo- assinado será entregue ao secretário de segurança pública do estado Aluísio Mendes.
Vereador Pablo Sales-perguntou ao delegado sobre o que a polícia está fazendo para combater as bocas de fumo na cidade, já que em muitos casos se sabe onde acontece o delito. Em resposta, o delegado Lúcio Rogério falou que a população sabe ,mais que não denuncia, a polícia até vai no bairro, mais que por receio a população não informa o traficante.
Professor Tita-falou que para combater, amenizar o problema da violência em Lago da Pedra, não é preciso do Lula e de outros mais, e sim, que o executivo faça sua parte, criando a polícia municipal para dar um suporte a militar, iluminando ruas e avenidas que estão às escuras, instrumentalizando os agentes do conselho tutelar, fazendo políticas públicas.O professor criticou ainda o legislativo, segundo ele, é preciso discutir coisas mais importantes na câmera, em vez de estarem discutindo´´ besteiras``.
Vereador Ananias-fechou a palestra saindo em defesa do legislativo, se defendendo das criticas do professor Tita. O vereador destacou a importância dos poderes, legislativo, executivo e judiciário no combate a violência na cidade. O vereador afirmou ainda que foram feitas várias tentativas de adquiri recursos para a segurança da cidade, mais que o orçamento do estado destinado para a segurança é muito pouco.
Um dos assuntos mais abordados no encontro foi quanto a questão dos paredões, segundo alguns palestrantes é onde ocorre um grande fluxos de drogas e prostituição, praticada principalmente por menores.
Do blogueiro- O fruto que se colhe é a semente que se planta, mas o importante agora não é apontar os culpados, nem direcionar os erros, mas buscar as soluções para modificar esse quadro. Segurança pública não é apenas ação de polícia, é também ação social. Precisamos ter atenção para os policiais na estrutura, nos meios, nos recursos e também na valorização. É preciso mesmo como foi citado por muitos, um trabalho conjunto entre executivo, legislativo, judiciário e sociedade ,e que seja levado em conta as políticas públicas e não partidária.
Público
Os poderes
O blog parabeniza a todos,a cidade só tem a agradecer pela a iniciativa,que mais encontros como esse sejam feitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário